Este artigo detalha um assunto considerado cânon.

BB-8, apelidado de BB, era um droide astromecânico da série BB que operou aproximadamente trinta anos depois da Batalha de Endor. Tinha uma cabeça em cúpula, semelhante à dos dróides astromecânicos da série R2, com a maior parte de seu corpo composta de uma bola sobre a qual a cabeça do droide rolou. O BB-8 era em sua maioria branco, com um pouco de prata e laranja em seu corpo, assim como um fotorreceptor preto. O droide pertencia ao piloto da Resistência Poe Dameron, a quem ele acompanhou durante seus vôos em seu caça estelar T-70X X-wing.

Nos bastidores

"Eles nunca deixam de me surpreender com o que eles são capazes de apresentar, você sabe? Eu disse 'Como vocês vão superar R2-D2 o droide mais adorável da história do cinema?'"
Mark Hamill sobre BB-8

BB-8 foi revelado pela primeira vez no primeiro teaser trailer de Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força em 28 de novembro de 2014 Seu nome foi revelado pela revista Entertainment Weekly em um cartão de negociação exclusiva. O personagem foi feito pela loja de Pinewood Studios.

O nome de BB-8 foi escolhido pelo diretor do Episódio VII J.J. Abrams por causa do olhar em volta e saltitante do droide. Abrans também é citado como dizer "Eu nomeei BB-8, porque era quase uma onomatopeia. Era uma espécie de como ele olhou pra mim, com o 8, obviamente, e, em seguida, os dois B(s)." O nome foi concebido no inicio da produção do Episódio VII e foi um dos poucos que não foram alterados.

BB-8 é interpretado por Dave Chapman e Brain Herring. A voz de BB-8 inclui sons criados por Bill Hader e Ben Schwartz, que são creditados como "consultores vocais de BB-8".

Sete diferentes unidades BB-8 foram usadas nas gravações do Episódio VII. Cada um tinha seu próprio apelido, como "Bola de Boliche" e "Fantoche".

Aparições

Aparições não canônicas

Fontes