Este artigo detalha um assunto considerado cânon.

CT-7567, apelidado de "Rex", foi um veterano Capitão Clone e um soldado ARC que comandava a Companhia Torrent, uma companhia de tropas clones da famosa 501ª Legião do Grande Exército da República durante as Guerras Clônicas. Mais tarde, Rex serviu como Capitão e Comandante da Aliança pela Restauração da República durante a Guerra Civil Galáctica. Rex participou de muitas batalhas ao longo das Guerras Clônicas. Como Capitão da 501ª, Rex serviu como segundo em comando do General Jedi Anakin Skywalker, cuja bravura e não convencionalidade na batalha ele veio compartilhar. Além de ser um amigo próximo de Skywalker, ele também se tornou amigo de sua aprendiz Padawan Ahsoka Tano. Ele era próximo do Comandante Cody do 212º Batalhão de Ataque, com o relacionamento deles refletindo o de seus respectivos Generais Jedi, Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi, com quem Rex também estava bem familiarizado. Rex e seus companheiros frequentemente trabalhavam juntos durante as campanhas da linha de frente contra a Confederação de Sistemas Independentes.

Ao longo de sua carreira, Rex provou ser um líder eficaz que realmente se importava com os homens sob seu comando, mesmo quando ele começou a duvidar de seu próprio futuro—e dos de seus irmãos clones—na República. Sua liderança foi posta à prova na Batalha de Umbara, quando ele foi forçado a liderar a 501ª Legião sob o obstinado e agressivo General Jedi Pong Krell, um agente Separatista secreto. As experiências de Rex com Krell o forçaram a reavaliar sua rígida adesão às ordens, no entanto, essa não foi a primeira vez que Rex questionou seus propósitos e ordens. Um exemplo notável foi durante a Batalha de Saleucami, quando ele permitiu que o clone desertor Cut Lawquane ficasse fora da guerra. Rex usou suas habilidades de combate e treinamento para ajudar a treinar insurgentes locais em Onderon para emancipar seu mundo. A fé de Rex na República Galáctica foi severamente testada por eventos como o julgamento de Ahsoka e o assassinato de seu companheiro de longa data Fives, que havia se tornado nocivo depois de descobrir uma ordem anti-Jedi que havia sido criada em todos os soldados clones da República.

A morte de Fives o levou a descobrir seu chip inibidor, o que permitiu que ele e sua amiga de longa data Ahsoka escapassem da Ordem 66 durante o Cerco de Mandalore. Depois de morar em Seelos com os colegas veteranos Gregor e Wolffe, Rex se juntou ao Esquadrão Fênix e se reuniu com sua velha amiga Ahsoka. Rex também se tornou um aliado confiável da célula rebelde Espectro e fez amizades duradouras com o sobrevivente do Purgo Jedi Kanan Jarrus e seu aprendiz Ezra Bridger. Durante os estágios iniciais da Rebelião, Rex usaria suas habilidades e conhecimentos para ajudar a promover a causa da Aliança Rebelde. Ele acabou sendo promovido ao posto de comandante e lutou na climática Batalha de Endor, que viu a derrota do Imperador Palpatine, a redenção de seu ex-General Jedi Anakin Skywalker e a destruição da segunda Estrela da Morte.

Eras-canon.png Este artigo é um esboço canônico. Você pode ajudar a Star Wars Wiki expandindo-o.

Aparições

Aparições não-canônicas

Sources

Notas e referências