FANDOM

Eras-canon-transp

30px-Era-imp30px-Era-real

"Um líder sábio sabe quando seguir."
―Moral[fonte]

"Cat and Mouse" é o décimo sexto episódio da segunda temporada da série de televisão Star Wars: The Clone Wars. Ele serve como um prelúdio a todos os outros episódios.

Descrição oficialEditar

Obi-Wan e Anakin devem entregar suprimentos para Christophsis enquanto que o planeta está sob controle separatista. Eles encontram o Comandante Separatista Almirante Trench e obtêm mais do que esperavam.

Resumo da tramaEditar

Episódio 16
Cat and Mouse
Uma defesa impenetrável! Naves
separatistas bloqueiam o rico em
recursos planeta Christophsis, prendendo
o esforço humanitário do senador
Bail Organa. Desesperados para ajudar o
estimado senador, uma força-tarefa da
República sobre o comando do Cavaleiro
Jedi Anakin Skywalker deve romper o
impasse. Mas o tempo corre contra
o senador e os bons cidadãos de
Christophsis...
Bail Christophsis

Bail Organa e suas tropas em Christophsis.

Na superfície de Christophsis, Bail Organa se reúne via holograma com Anakin e o Almirante Yularen; forças separatistas estão à beira de ultrapassar a sua posição, e seus recursos, água, alimentos e munições, estão pra acabar. Infelizmente, o holograma é cortado, enquanto Anakin e Yularen desesperadamente tentam salvar a sua própria batalha perdida contra o bloqueio separatista no espaço em torno de Christophsis. A nave inimiga, a Invencível vence a frota de República: o comandante separatista, Almirante Trench concentra seu fogo sobre as menores naves de fornecimento da República. Quando Anakin se prepara para lançar um ataque total, outro cruzador Jedi da República, o Negociador, comandado por Obi-Wan emerge do hiperespaço. Por insistência de Obi-Wan (dizendo que ele tem um novo brinquedo) e Yularen, Anakin relutantemente recua para trás da lua de Christophsis; Trench lhes permite ir, presumindo que eles estarão de volta.
Stealth-Schiff

A Nave Furtiva.

Chegando ao cruzador de Obi-Wan, Anakin descobre que seu antigo mestre trouxe uma nova arma com ele: uma fortemente armada nave furtiva equipada com um poderoso dispositivo de camuflagem. Obi-Wan insiste que sua nova missão não é se envolver na frota Separatista, em vez disso Anakin usa a nave furtiva para esgueirar-se através do bloqueio e entregar os suprimentos a Bail no planeta. Enquanto isso, o almirante Yularen, faz alguma pesquisa de sua autoria, notando algo sobre a nave-mãe inimiga, um estranho emblema que ele reconhece com horror. Chegando a Anakin quando o Jedi está prestes a partir, Yularen explica que o símbolo é o escudo pessoal do infame Almirante Trench. Anakin fica surpreso, pois a história diz que Trench morreu na Batalha nos Estreitos de Malastare. Yularen, que lutou na batalha, relata os fatos conhecidos: Trench estava no comando de uma frota corporativa bloqueando Malastare e suas táticas foram mortais o suficiente para impedir a frota que a República enviou contra ele; Yularen comenta que perdeu muitos homens bons e a frota da República mal conseguiu sobreviver. Somente quando uma força-tarefa liderada por Jedi chegou fez a maré da batalha virar. Supunhava-se que Trench pereceu com sua nave, mas as táticas usadas na batalha anterior e o aparecimento do símbolo de Trench faz Yularen acreditar que seu velho inimigo retornou.
Blockade von Christophsis

As naves da República atacando o bloqueio separatista em Christophsis.

Implacável, Anakin decola com a nave furtiva, acompanhado por Yularen como voluntário. Enquanto isso, Trench, inquieto que a frota República não retomou seu ataque e sabendo que ainda há bolsões de resistência estendendo-se sobre Christophsis, despacha vários bombardeiros classe Hyena para a superfície do planeta, na esperança de atrair a frota. Evitando por pouco uma colisão com os inimigos, e depois de receber uma mensagem de Obi-Wan sobre Bail em perigo, Anakin decide atacar a nave de Trench, já que ele vê como a única chance de ajudar o senador e manter a atenção de Trench sobre eles do que o planeta. Desocultando-se para atacar, a nave invisível envia torpedos, só para eles explodirem inofensivamente contra os escudos da Invencível, mas o nave invisível consegue reocultar-se antes de Trench contra-atacar. Trench ordena uma enxurrada de laser, mas Anakin habilmente a evita. O droide tático de Trench lhe diz que eles sumiram , mas Trench afirma que eles souberam que um Jedi é o piloto, já que nenhum clone qualificado para evitar tantos lasers. Trench envia uma transmissão aberta, elogiando a bravura e ousadia de Anakin, mas alerta que ele tem enfrentado e derrotado naves armadas com dispositivos de camuflagem antes, e que a menos que ele se retire, ele irá destruí-los, e que Christophsis e seus recursos em breve se juntarão à Aliança Separatista.
Trench Nachricht

Trench contactando as naves da República.

Anakin contata Obi-Wan, que explica que o registro de guerra de Trench confirma sua ameaça: ele derrotou naves com dispositivos de camuflagem antes, mas principalmente em combates cruzador contra cruzador. Em todos os casos anteriores, Trench usou torpedos de rastreamento para destruir o inimigo com a nave estando ou não camuflada. Uma vez que nenhum das naves que Trench enfrentou antes eram tão pequenos quanto a nave furtiva (dado que as naves pequenas como essa geralmente não têm um dispositivo de camuflagem), Anakin palpita que Trench lança os torpedos para a assinatura magnética de uma nave inimiga. A bordo da Invencível, o droide tático de Trench calcula que o Jedi não vai voltar atrás como o almirante sugeriu. Trench concorda, afirmando que um nave furtiva poderia ter passado o bloqueio, mas este Jedi escolheu atacar. Sentindo uma maneira de usar isso contra ele, Anakin ataca novamente; torpedos contra a nave invisível são novamente ineficazes, mas Trench neste tempo é capaz de rastrear a assinatura magnética da nave invisível e dispara torpedos de rastreamento, apesar da advertência de seu droide tático que isso exigiría que eles baixassem os escudos da nave.
Invincible-Zerstörung

A nave de Trench, a Invencível, é destruída.

Com os torpedos atrás deles, Anakin voa em linha reta contra a Invencível. Percebendo seu erro tarde demais, Trench ordena levantarem os escudos, mas eles ainda estão recarregando. Com Trench olhando com horror, Anakin voa com a nave furtiva centímetros da ponte da Invencível; aceitando a derrota, Trench fecha os olhos e aguarda seu destino. Segundos depois, os torpedos de rastreamento batem na ponte, matando Trench e destruindo a Invencível.

Com Trench destruído, Obi-Wan e Cody lançam um novo ataque sobre a frota separatista sem líder, enquanto Anakin e Yularen pilotam a nave furtiva até Christophsis e entregam os suprimentos para Bail Organa e seus homens. No rescaldo da batalha, o senador Organa agradece Anakin. Então, Yularen expressa preocupação e admiração pela ousadia de Anakin, e táticas não-convencionais.

ElencoEditar

Nos bastidoresEditar

  • Este é o décimo sexto episódio da segunda temporada. Como também o décimo sexto episódio da primeira temporada também é uma prequela da série e do filme Clone Wars. Cronologicamente, ele acontece antes de todos os episódios anteriores de The Clone Wars (seguido de The Hidden Enemy), e aqui é quando Skywalker e Yularen encontram um ao outro pela primeira vez.
  • Quando Bail Organa contacta Obi-Wan para ajuda, ele termina com a frase "Ajude-nos, General Kenobi, você é nossa única esperança" , espelhando a fala de sua filha adotiva Leia nos eventos de Uma Nova Esperança.
  • Entre as naves que foram destruídas pelo Almirante Trench no primeiro ataque, é possível identificar nos dados do relatório de inteligência de Yularen nomes como O Justo e Retorno Repentino (em Aurebesh).