FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

"Aquele lugar… forte com o lado negro ele é. Um domínio do mal. Entrar você deve."
"O quê tem dentro?"
"Apenas o que você deve levar."
―Yoda e Luke Skywalker[fonte]

A Caverna do Mal, também conhecida como caverna do lado sombrio, era uma larga caverna oca do lado sombrio localizada debaixo de uma Árvore gnarl no planeta pantanoso de Dagobah. Entrar na caverna dá à um indivíduo a capacidade de ver uma aparição de um possível futuro sombrio.

HistóriaEditar

Durante as Guerras Clônicas, e enquanto em uma busca para aprender o caminho para a consciência eterna, Yoda entrou na caverna sob a orientação do falecido Mestre Jedi Qui-Gon Jinn. No interior, Yoda teve uma visão de sonho do destruição da Ordem Jedi e o Lorde Sith Darth Sidious, uma visão que oprimia-o.[1]

Mais de duas décadas depois, durante a Guerra Civil Galáctica e durante a sua formação com o Mestre Yoda, o incipiente Jedi Luke Skywalker tinha que entrar na caverna como um teste. Na caverna, Skywalker teve uma visão na qual ele enfrentou Darth Vader, o Lorde Negro dos Sith. Como Skywalker parecia derrubar Vader com um alto golpe sabre de luz, o ilusório capacete do Lorde Sith rolou no chão, e o protetor facial rachado aberto revelou o próprio semblante do jovem Jedi por trás da máscara.[2]

Nos bastidoresEditar

A Caverna do Mal apareceu pela primeira vez em Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca, a segunda vez na trilogia original. [2] No filme, a caverna tem um tema musical correspondente chamado "A árvore mágica", que foi composta por John Williams. [3] A Caverna foi indentificada pela primeira vez como Caverna do Mal A História Starkiller, um documentário Legends do video game Star Wars: The Force Unleashed II.[4] O nome foi canonizado pelo livro de referências Ultimate Star Wars em 2015.[5]

ApariçõesEditar

FontesEditar

Notas e referênciasEditar

Em outras línguas