Advertisement

Este artigo detalha um assunto considerado cânon.

Para outros usos, veja Bane.
Z-95 Headhunter.jpg
Conteúdo se aproximando. Classe Build the Millennium Falcon.png Star Wars: Millennium Falcon 44 (Starship Fact File: Sith Infiltrator–Scimitar), Star Wars: Geektionary: The Galaxy from A - Z, ToppsDigitalLogo.pngStar Wars: Card Trader (Carta: Darth Bane - ACW-29 - Galactic Files 2018), Star Wars: The Clone Wars: Character Encyclopedia - Join the Battle!.

"Os Sith matavam uns aos outros, vítimas de sua própria ganância. Mas das cinzas da destruição, eu fui o último sobrevivente."
―Espectro de Darth Bane — (áudio) Ouça (arquivo)[fonte]

Darth Bane foi um lendário Lorde Sombrio dos Sith Humano e o único sobrevivente da destruição da Irmandade da Escuridão pelas mãos da Ordem Jedi durante a Guerra Jedi-Sith, mil anos antes das Guerras Clônicas. Como o único Sith sobrevivente, Bane reconheceu que as lutas internas dos Sith tinham os enfraquecido ao ponto de os Jedi poderem destruí-los. A fim de corrigir isso, Bane reformou os Sith e criou a Regra de Dois, determinando que apenas dois Sith poderiam existir simultaneamente — um Mestre e um aprendiz. Esses novos Sith logo começariam uma conspiração para destruir os Jedi e conquistar a galáxia em segredo. Com a derrota de Bane, que diziam ter sido causada por seu aprendiz, Darth Zannah, no planeta Ambria, os Jedi erroneamente acreditaram que os Sith foram derrotados com ele.

A vingança que Bane planejou contra os Jedi foi concretizada durante as Guerras Clônicas, quando o Supremo Chanceler Sheev Palpatine, que era secretamente o Lorde Sith Darth Sidious e um seguidor da Regra de Dois, transformou a República Galáctica no Império Galáctico em 19 ABY e destruiu a Ordem Jedi. No entanto, a vitória durou pouco, pois o Cavaleiro Jedi redimido Anakin Skywalker, anteriormente conhecido como o Lorde Sith Darth Vader, derrotou os Sith vinte e três anos depois, e a ordem foi finalmente destruída após a morte definitiva de Sidious em 35 DBY.

Biografia

Estabelecendo a Regra de Dois

"E sabe por que eu não fui esquecido?"
"Porque a regra de dois, você criou.
"
―Espectro de Darth Bane e Yoda — (áudio) Ouça (arquivo)[fonte]

A Regra de Dois de Bane determinou que apenas dois Lordes Sith poderiam existir ao mesmo tempo.

Oriundo de Apatros,[1] Darth Bane foi um lendário Lorde Sombrio dos Sith[9] que viveu durante a era sombria da Velha República,[10] mil anos antes das Guerras Clônicas. No seu tempo, os Sith eram comumente alimentados por seus próprios desejos individuais por poder, discutindo entre si e voltando-se uns contra os outros.[2] Enquanto servia no Império Sith, que era conhecido como a Irmandade da Escuridão,[11] Bane percebeu que as lutas internas e a ganância dos outros guerreiros Sith geravam uma fraqueza.[9] Esses conflitos internos acabaram levando à derrota de sua ordem do lado sombrio[5] em 1.032 ABY,[12] quando a Ordem Jedi foi capaz de praticamente destruir os Sith enfraquecidos.[5] Bane foi o único sobrevivente da Guerra Jedi-Sith.[4]

Reconhecendo que as antigas tradições dos Sith eram um caminho sem saída para a ordem, Bane criou uma nova filosofia Sith[5] que sucedia a doutrina mais antiga e mais pura da díade da Força, um raro e poderoso vínculo da Força que existia entre dois indivíduos.[13] A Regra de Dois de Bane determinava que só poderia haver dois Sith em um determinado período: um Mestre para incorporar o poder e um aprendiz para almejá-lo.[5] Apenas matando seu Mestre o aprendiz Sith poderia obter esse título e tomar seu próprio aprendiz, ou o Mestre poderia treinar outro aprendiz e fazê-lo matar e substituir o aprendiz anterior.[14] Esses Sith favoreciam as táticas obscuras de trapaças e maquinações para destruir seus inimigos em vez de atacá-los diretamente.[5]

Chamado de Grande Plano, o objetivo da conspiração de Bane era corromper a República Galáctica por dentro, reduzir e desonrar a Ordem Jedi e, por fim, ascender e conquistar a galáxia;[15] em outras palavras, abrandar os Jedi antes de direcioná-los para a submissão completa.[16] Acreditando que esse novo princípio impediria o poder do lado sombrio de destruir a Ordem Sith,[9] Bane assumiu seu próprio aprendiz, Darth Zannah,[3] e começou a transmitir seu conhecimento. Os Jedi descobriram a nova filosofia de Bane e, com a derrota dele, acreditaram falsamente que haviam destruído os Sith para sempre. No entanto, os planos de Bane continuaram por meio de seu aprendiz.[2] Embora os registros históricos não fossem precisos sobre a identidade de Darth Zannah ou como Bane morreu,[9] havia rumores de que Bane foi assassinado no planeta Ambria por Zannah em um duelo, um padrão que foi repetido por quase todos os Sith desde então.[3]

Após a morte de Bane, seus restos mortais foram colocados em um sarcófago no Vale dos Lordes Sombrios em Moraband, o antigo planeta natal dos Sith.[2] Além disso, uma estátua colossal de Bane em sua armadura foi erguida nos fundos da enorme câmara do sarcófago.[7] Bane foi o último Lorde Sith a ser enterrado em Moraband.[2]

Legado

Ameaça obscura

"Uma ilusão. Real, você não é."
―Yoda para o espectro de Darth Bane — (áudio) Ouça (arquivo)[fonte]

Yoda encontra o espectro de Darth Bane.

Darth Bane foi considerado o fundador dos Sith modernos,[9] que continuaram sua busca por vingança, trabalhando em segredo enquanto planejavam seu retorno ao domínio galáctico. Esses planos continuaram por meio de Darth Sidious,[17] conhecido publicamente como Supremo Chanceler Sheev Palpatine,[18] que arquitetou as Guerras Clônicas para adquirir mais poder sobre a República Galáctica. Ele também manipulou a guerra, travada entre a República e a Aliança Separatista, para fazer os Jedi comprometerem seus ideais, já que eles serviam como líderes no Grande Exército da República. Fazer isso permitiria que ele justificasse a eventual destruição da Ordem Jedi.[17]

Durante a guerra, o Grão-Mestre Jedi Yoda se aventurou até Moraband em uma jornada para descobrir os segredos da imortalidade. Ele entrou na tumba de Bane e encontrou uma visão em chamas do antigo Lorde Sombrio. Como parte da provação de Yoda para aprender o poder da imortalidade, a visão tentou convencer o Mestre Jedi a se voltar para o lado sombrio. Yoda recusou, comentando que Bane estava morto e que aquilo diante dele era simplesmente uma ilusão sem nada para oferecer. A resistência de Yoda baniu o espectro aos gritos de volta para o sarcófago, enquanto Yoda continuava sua jornada.[7]

A vingança dos Sith

"Uma vez mais os Sith governarão a galáxia!"
―Darth Sidious — (áudio) Ouça (arquivo)[fonte]

O Grande Plano de Bane moldou os eventos galácticos mesmo depois de sua morte.

O fim da guerra em 19 ABY[19] foi acompanhado pela culminação da vingança milenar dos Sith contra os Jedi. Sidious se declarou Imperador e transformou a República no Império Galáctico. Para destruir os Jedi, Sidious emitiu a Ordem 66, um comando implantado nos soldados clones do Grande Exército da República para executar os Jedi como traidores. Além disso, Sidious seduziu para o lado sombrio o Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker, acreditando que ele era o Escolhido que destruiria os Sith.[20] Assim, o Grande Plano iniciado por Darth Bane mil anos antes foi cumprido por Sidious,[15] que foi reconhecido desde então como o maior Lorde Sith após Bane.[21]

No entanto, a vitória dos Sith durou pouco, pois Sidious foi derrotado durante a Batalha de Endor[22] em 4 DBY.[19] O redimido Anakin Skywalker matou o Imperador, o que resultou em sua própria morte,[22] mas também acabou com o domínio dos Sith.[17] Contudo, sem que a galáxia soubesse, Sidious foi ressuscitado transferindo sua essência para um hospedeiro clone que havia sido baseado no seu corpo original.[13] Algum tempo depois, Luke Skywalker, o último Jedi existente e filho de Anakin, incluiu uma menção a Darth Bane e sua Regra de Dois em um livro no qual ele narrou a história da Ordem Jedi, intitulado Os Segredos dos Jedi.[23]

Cerca de trinta anos depois da Batalha de Endor, Kylo Ren, mestre dos Cavaleiros de Ren e neto de Anakin Skywalker, traiu e matou o Líder Supremo Snoke, seu mestre no lado sombrio[24] e uma criatura sensível à Força criada secretamente por Sidious.[13] Ren então assumiu o controle da Primeira Ordem em um ato de ascensão digno da Regra de Dois de Darth Bane.[9] Um ano depois,[24] o ressuscitado Sidious fez uma tentativa malsucedida de restaurar a Ordem Sith à sua antiga glória, o que resultou em sua derrota definitiva.[25]

Personalidade e traços

"Eu escolhi passar o meu conhecimento para apenas um."

Como o último Sith sobrevivente, Bane reformou a Ordem Sith com base em suas próprias crenças filosóficas.

Darth Bane foi um Humano[4] que possuía pele clara e olhos amarelos.[6] Ele acreditava que a força deveria ter dominância sobre a fraqueza. Bane desenvolveu essa filosofia após suas experiências pessoais e estudando antigos documentos Sith.[9] Tendo testemunhado a destruição de sua ordem, Bane viu que as lutas internas e a ganância dos Sith causaram a sua queda. Como o último sobrevivente dos Sith e de modo a preservá-los, Bane adotou a Regra de Dois,[7] acreditando que limitar a quantidade de Sith a um Mestre e um aprendiz lhes permitiria sobreviver em segredo para poderem planejar sua vingança contra os Jedi.[5] Como seus descendentes, Bane inspirava medo nos corações dos outros seres.[26]

Poderes e habilidades

Como fundador da Regra de Dois e ex-membro da Irmandade da Escuridão, Darth Bane foi reconhecido na história por suas táticas militares e habilidades de liderança. Como um Sith, Bane era um guerreiro ágil e célebre por seus talentos com o sabre de luz e pelo uso da intimidação.[27]

Equipamento

Darth Bane trajava uma antiga armadura Sith nas cores azul, cinza e vermelho, a qual apresentava gravuras douradas a água-forte e cobria a maior parte de seu corpo.[28] Ele também empunhava um sabre de luz de lâmina vermelha.[6]

Nos bastidores

Criação

"Um dos temas ao longo dos filmes é que os Lordes Sith, quando surgiram há milhares de anos, abraçaram o lado sombrio. Eles eram gananciosos, egocêntricos e todos queriam tomar o poder, então eles se mataram. No final, só sobrou um, e esse tomou um aprendiz. E por milhares de anos, o mestre ensinaria o aprendiz, o mestre morreria, o aprendiz então ensinaria a outro aprendiz, se tornaria o mestre e assim por diante. Mas não poderia haver mais do que dois deles, porque se houvesse, eles tentariam se livrar do líder, que é exatamente o que Vader e o Imperador estavam tentando fazer. O Imperador estava tentando se livrar de Vader e Vader estava tentando se livrar do Imperador. Essa é a antítese de uma relação simbiótica, na qual se você fizer isso, você se torna um câncer e acaba matando o hospedeiro, e tudo morre."
―George Lucas sobre o papel de Darth Bane na história de fundo dos Sith[fonte]

A história de Darth Bane foi explorada detalhadamente em Star Wars Legends.

Criado por George Lucas como parte da história de fundo da trilogia prequela de Star Wars,[29] Darth Bane foi mencionado pela primeira vez na romantização de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, escrita por Terry Brooks e publicada em 1999.[30] A história de Bane foi então expandida em uma série de livros de referência[31] e histórias em quadrinhos[32] antes de se tornar o tema de uma trilogia de romances de autoria de Drew Karpyshyn: Caminho de Destruição, Regra de Dois e Dinastia do Mal.[33] Essas histórias pertencem à continuidade de Star Wars Legends, anteriormente conhecida como o Universo Expandido, e, portanto, não fazem parte do novo cânone de Star Wars.[34]

Darth Bane foi incluído no jogo de cartas e dados colecionáveis Star Wars: Destiny, da Fantasy Flight Games, por meio do pacote de expansão Covert Missions de 2020.[6] De acordo com Martin de Diego Sádaba, que ilustrou[35] a carta "Darth Bane—Ancient Master" para o pacote,[6] sua ilustração retrata Bane "guardando o portão de um templo Sith esquecido".[35]

Star Wars: The Clone Wars

O arco de Mortis

"Nós somos aqueles que vieram antes, aqueles que foram traídos, aqueles que odeiam. Nós somos os portadores do lado sombrio."
―Darths Bane e Revan se apresentam ao Filho na cena excluída de "Ghosts of Mortis"[fonte]

Durante a escrita de "Ghosts of Mortis",[36] o décimo sétimo episódio da terceira temporada de Star Wars: The Clone Wars,[37] Lucas queria incluir dois antigos Lordes Sith que pudessem servir como uma "influência maligna guiando o Filho", o vilão do episódio. A equipe de produção decidiu que Darth Bane e Darth Revan, o personagem principal do jogo eletrônico Star Wars: Knights of the Old Republic da continuidade Legends, seriam esses dois Lordes Sith.[36]

Darth Bane quase foi retratado no episódio "Ghosts of Mortis", de Star Wars: The Clone Wars, baseado em sua aparência Legends.

Os dois personagens foram estilizados e modelados para "Ghosts of Mortis" com base em suas aparências no Universo Expandido, mas a cena, apesar de ter sido planejada, nunca foi animada. Dave Filoni, diretor supervisor da série, ficou receoso com a ideia de que os Lordes Sith poderiam retornar como espíritos, acreditando que a aparição de Bane e Revan teria implicações maiores do que o episódio estava explorando. Lucas também pensou a respeito e acabou concordando que a cena deveria ser removida do episódio devido a essas implicações em suas ideias sobre a Força.[36]

A cena não concluída, chamada de "Son Confers with Ancient Sith Lords" e lançada de forma incompleta no bônus Jedi Temple Archives em Star Wars: The Clone Wars The Complete Season Three, retrata Bane e Revan falando com o Filho no Poço do Lado Sombrio em Mortis. O Filho, que foi guiado pelos dois Lordes Sith no passado, questiona por que ele sente dor sobre os eventos dos dois episódios anteriores, "Overlords" e "Altar of Mortis", e os Lordes Sith dizem que é porque ele não abraçou seu ressentimento. Quando o Filho exige saber suas verdadeiras identidades, os dois espíritos se revelam como Bane e Revan e dizem a ele que controlar Anakin Skywalker, o Escolhido, é a chave para controlar a galáxia.[38]

"Sacrifice"

"Eu pensei, nossa, que reflexo fantástico e bizarro ter Mark interpretando, de certo modo, o lado definitivo do bem e da luz, e então o pai do mal ancestral."
―Dave Filoni sobre Mark Hamill dublar Darth Bane em Star Wars: The Clone Wars[fonte]

Apesar de ter sido cortado de "Ghosts of Mortis", um espectro de Darth Bane apareceu em "Sacrifice",[7] o décimo terceiro e último episódio da sexta temporada de Star Wars: The Clone Wars.[39] A remoção da aparição planejada anteriormente permitiu que a equipe da série redesenhasse o personagem e definisse como seria sua aparência no novo cânone de Star Wars.[29] A equipe de produção queria que a roupa de Bane se assemelhasse a uma armadura de guerreiro antiga e, ao mesmo tempo, apresentasse elementos futurísticos de alta tecnologia.[40]

Arte conceitual de Darth Bane, como visto no episódio "Sacrifice", de The Clone Wars.

O design conceitual de Bane, criado por Darren Marshall, incluía uma armadura completa[41] que foi influenciada tanto pelas armaduras de samurai, que também inspiraram o traje de Darth Vader, quanto pelas antigas armaduras medievais chinesas.[40] A arte conceitual também possuía um "sabre de luz pique" desenhado por David Le Merrer.[41] Além disso, de acordo com Pablo Hidalgo do Lucasfilm Story Group, o espectro de Bane visto no episódio foi conjurado pelas Sacerdotisas da Força.[42]

O espectro de Bane foi dublado por Mark Hamill, mais conhecido por interpretar Luke Skywalker na saga Star Wars. Para criar a voz de Bane como ouvida no episódio, Dave Filoni gravou Hamill lendo suas falas usando duas inflexões diferentes e, em seguida, os designers de som Matthew Wood e David Acord colocaram as gravações em camadas uma sobre a outra.[40] Antes de assumir o papel de Bane, Hamill não sabia sobre o personagem nem como Bane se encaixava no arco geral de Star Wars. Seu filho Nathan Hamill conhecia a história de Bane e conseguiu explicá-la a seu pai quando ele aceitou o papel.[43]

Aparições

Fontes

Notas e referências

  1. 1,0 1,1 Star Wars: Geektionary: The Galaxy from A - Z (apenas versão em francês)
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 StarWars.com Encyclopedia Darth Bane na Encyclopedia (conteúdo agora obsoleto; link de backup)
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 3,5 Capacete de coleção.png Star Wars: Capacetes de Coleção 2 (Databank A-Z: Alzoc III–Antilles)
  4. 4,0 4,1 4,2 Ultimate Star Wars
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 5,4 5,5 5,6 StarWars-DatabankII.png Darth Bane no Databank (link de backup)
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 6,4 6,5 SW Destiny Template.png Star Wars: Destiny – Covert Missions (Carta: Darth Bane—Ancient Master)
  7. 7,0 7,1 7,2 7,3 7,4 TCW mini logo.jpg Star Wars: The Clone Wars – "Sacrifice"
  8. Star Wars: The Dark Side estabelece que Darth Bane serviu no exército Sith durante a Guerra Jedi-Sith, o qual é identificado em Capacete de coleção.png Star Wars: Capacetes de Coleção 28 (Databank A-Z: Queen Jamillia–Jedi Temples) como Irmandade Sith e alternativamente como Irmandade da Escuridão segundo Endless Vigil.
  9. 9,0 9,1 9,2 9,3 9,4 9,5 9,6 9,7 Star Wars: The Dark Side
  10. Star Wars Propaganda: A History of Persuasive Art in the Galaxy situa a Guerra Jedi-Sith, da qual Darth Bane emergiu como o único sobrevivente segundo Ultimate Star Wars, dentro da era sombria da Velha República.
  11. Star Wars: The Dark Side estabelece que Darth Bane serviu no exército Sith durante a Guerra Jedi-Sith, o qual é identificado em Capacete de coleção.png Star Wars: Capacetes de Coleção 28 (Databank A-Z: Queen Jamillia–Jedi Temples) como Irmandade Sith e alternativamente como Irmandade da Escuridão segundo Endless Vigil. The Star Wars Book identifica a irmandade como o Império Sith, enquanto Nexus of Power também estabelece que ela é um Império Sith.
  12. The Star Wars Book afirma que os Sith foram aparentemente destruídos 1.032 anos antes de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Como Star Wars: Atlas Galáctico data os eventos do Episódio IV em 0 ABY, os Sith devem ter sido destruídos em 1.032 ABY.
  13. 13,0 13,1 13,2 Star Wars: The Rise of Skywalker: Expanded Edition
  14. Rise of the Separatists
  15. 15,0 15,1 Capacete de coleção.png Star Wars: Capacetes de Coleção 14 (Weapons & Uniforms: The Sith)
  16. ToppsDigitalLogo.pngStar Wars: Card Trader (Carta: Darth Bane - ACW-29 - Galactic Files 2018)
  17. 17,0 17,1 17,2 StarWars-DatabankII.png Sith no Databank (link de backup)
  18. Tarkin
  19. 19,0 19,1 Star Wars: Atlas Galáctico
  20. Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith
  21. Capacete de coleção.png Star Wars: Capacetes de Coleção 51 (Weapons & Uniforms: Dark Side Servants)
  22. 22,0 22,1 Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi
  23. Star Wars: The Secrets of the Jedi
  24. 24,0 24,1 Star Wars: The Rise of Skywalker: The Visual Dictionary
  25. Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker
  26. Star Wars: The Visual Encyclopedia
  27. Star Wars The Clone Wars Character Encyclopedia Join the Battle!
  28. SW Destiny Template.png Star Wars: Destiny – Covert Missions (Carta: Ancient Sith Armor)
  29. 29,0 29,1 StarWars.com Sacrifice Trivia Gallery em StarWars.com (link de backup) (Slide 2)
  30. Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (romantização)
  31. The Essential Chronology
  32. Star Wars: Jedi vs. Sith
  33. The Essential Reader's Companion
  34. StarWars.com The Legendary Star Wars Expanded Universe Turns a New Page em StarWars.com (link de backup)
  35. 35,0 35,1 ArtStation-Logo.png STAR WARS TCG: Darth Bane no perfil de Martin de Diego Sádaba no ArtStation. "'Darth Bane' keeping the gate to a forgotten sith temple. 2018 illustration for Star Wars card game." (link de backup)
  36. 36,0 36,1 36,2 StarWars.com Ghosts of Mortis Episode Featurette em StarWars.com (link de backup)
  37. Star Wars: The Clone Wars: Episode Guide
  38. Predefinição:TCWCite
  39. SWInsider.png "100 and Counting Expanded"—Star Wars Insider 150
  40. 40,0 40,1 40,2 StarWars.com The Lost Missions Q&A: Darth Bane em StarWars.com (link de backup)
  41. 41,0 41,1 StarWars.com Sacrifice Concept Art Gallery em StarWars.com (link de backup) (Slides 1 and 3)
  42. TwitterLogo.svg Pablo Hidalgo (@pablohidalgo) no Twitter: "that was an illusion created by the Priestesses" (captura de tela)
  43. YouTube.png Mark Hamill Conversation FULL Show Day 3, Star Wars Weekends - Talks Yoda, Joker, Stunts, Diet + no canal de MouseSteps / JWL Media no YouTube (link de backup)
  44. The Star Wars Book situa a suposta destruição dos Sith — que ocorreu no final da Guerra Jedi-Sith de acordo com Star Wars Propaganda: A History of Persuasive Art in the Galaxy — em 1.032 anos antes dos eventos de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Star Wars: Atlas Galáctico afirma que Uma Nova Esperança começa em 0 ABY, o que significa que a derrota dos Sith deve ter ocorrido em 1.032 ABY. Como o episódio "Sacrifice", de Star Wars: The Clone Wars, estabelece que Bane criou a Regra de Dois após a Guerra Jedi-Sith, ela deve ter sido criada após 1.032 ABY.
Advertisement