Advertisement

Este artigo detalha um assunto considerado cânon.

"Imperius Unitada ober Totallex"
―Um lema em Básico Atrisiano e nome de uma peça de propaganda, que se traduz literalmente como "Império unido acima de tudo".[fonte]

O Império Galáctico, também conhecido como a Nova Ordem, o Primeiro Império Galáctico ou simplesmente o Império, era o governo que subiu ao poder ao fim das Guerras Clônicas, substituindo a República Galáctica. A autoridade central residia em Darth Sidious, publicamente conhecido como o Imperador Galáctico Palpatine, que também era o Lorde Negro dos Sith. Por quase duas décadas, o corpo legislativo foi o Senado Imperial, mas ele foi dissolvido pelo Imperador poucos dias antes da Batalha de Yavin. Durante o reino do Império, inúmeros sistemas estelares foram conquistados e atos dissidentes foram brutalmente esmagados pelo Exército e Marinha Imperiais em rápida expansão. O Império também supervisou a quase exterminação dos Jedi, com a destruição do Templo Jedi em Coruscant e sua transformação no recém-reformado Palácio Imperial.

História

Fundações

Os ideais imperiais do Império Galáctico podem ser datados do período de tempo do Império Sith da Velha República. Após a derrota dos Sith durante sua guerra final com a Ordem Jedi, por pelo menos mil anos, o órgão governante dominante da galáxia foi a República Galáctica unicameral, parlamentar e democrática, que era governado pelo Senado Galáctico e liderado por um Supremo Chanceler eleito.

Sheev Palpatine foi a identidade pública de Darth Sidious, o Lorde Sombrio cujas maquinações levaram ao surgimento do Império Galáctico.

Nas últimas décadas de sua existência, o Senado da República enredou-se na burocracia, tornando-o lamentavelmente ineficaz como um corpo governante. Darth Sidious, o Lorde Sombrio dos Sith conhecido publicamente como Senador Sheev Palpatine de Naboo, lamentou em particular o declínio do estado do Senado, observando que a República "não era mais o que uma vez foi".

Treze anos antes do fim da República como uma democracia, Darth Sidious orquestrou a Invasão de Naboo pela Federação de Comércio para criar uma crise de liderança no Senado. Sidious usou a crise para manipular a então Rainha de Naboo, Padmé Amidala, a convocar um Voto de Desconfiança contra o cargo de Supremo Chanceler do Finis Valorum. A votação foi aprovada e, na eleição subsequente, Sidious—Em sua persona pública do senador Palpatine de Naboo—garantiu a posição de Supremo Chanceler da República Galáctica para si mesmo por meio de um forte voto de simpatia. Em última análise, ele seria o último indivíduo a ocupar este cargo.

Na década seguinte, Sidious secretamente manipulou eventos galácticos a ponto da guerra se tornar inevitável. Além de persuadir um Mestre Jedi morto, Zaifo-Vias, a criar um exército clone secreto, ele também encarregou seu aprendiz Sith, Darth Tyranus, de exacerbar as tensões políticas na República e criar uma crise separatista. Essas ações culminariam com a eclosão das Guerras Clônicas, o último conflito da República, enquanto o próprio Sidious "relutantemente" aceitava poderes de emergência do Senado.

Nascimento da Nova Ordem

Blue Glass Arrow.png Artigo principal: Proclamação da Nova Ordem
"Para garantir nossa segurança e estabilidade contínua, a República vai ser reorganizada no primeiro Império Galáctico, para um sociedade segura e protegida!"
Darth Sidious declara uma nova ordem[fonte]

Através das Guerras Clônicas, Palpatine foi capaz de fortalecer sua autoridade como Supremo Chanceler da República Galáctica.

Desde o início das Guerras Clônicas em 22 ABY, a República esforçou-se por fortalecer a sua segurança e estabilidade através da criação de novas organizações como a Comissão para a Proteção da República(COMPR), que utilizou propaganda para aumentar o moral público, promover o patriotismo e fomentar o sentimento anti-Separatista na população em geral. Conforme a República se tornou cada vez mais centralizada, os poderes do Chanceler Palpatine continuaram a crescer por meio de ativos adicionais cedidos ao Escritório do Chanceler, incluindo o sistema bancário galáctico que foi colocado sob sua supervisão direta. Isso deu a Palpatine o financiamento de que precisava para construir seu império.

O chanceler permaneceu um líder popular durante a guerra, tendo conseguido permanecer no cargo, à vontade do Senado, por mais tempo do que o permitido em seu mandato. Conforme ele consolidou e centralizou seu próprio poder, sua influência se expandiu a um nível sem precedentes enquanto a República se deslocava de um governo democrático para um regime cada vez mais militarizado e autoritário com base na segurança e estabilidade. Além de sua autoridade como Comandante-chefe do Exército da República, o Chanceler exerceu mais controle sobre o Senado, as cortes e até mesmo a mídia, com o HoloNet News se tornando um programa estatal para garantir que as informações não fossem comprometidas pela Confederação de Sistemas Independentes. O domínio de Sidious sobre a República foi ampliado ainda mais com emendas adicionais à Constituição Galáctica enquanto o apoio público aos Jedi enfraqueceu com o prosseguimento da guerra, pavimentando o caminho para sua ascensão final como Imperador da galáxia.

O Jedi, tendo descoberto a identidade secreta de Palpatine, confrontou o chanceler em seu escritório em Coruscant.

Conforme a guerra se aproximava do fim em 19 ABY, a Ordem Jedi ficou cética sobre o Chanceler depois de seu acúmulo de poder de emergência. Eles começaram a suspeitar que uma conspiração para destruir os Jedi estava perto de acontecer. O conselho governante começou a discutir a remoção forçada de Palpatine do cargo e a supervisão temporária do Senado para manter a estabilidade política durante o período de transição. No entanto, os Jedi descobriram a verdadeira identidade de Palpatine como Lorde Sombrio dos Sith, Darth Sidious. Após uma tentativa de prendê-lo, uma breve mas violenta luta se seguiu na qual Sidious matou vários Jedi e foi visivelmente ferido. A intercessão do Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker, que era amigo pessoal do Chanceler Palpatine e já desiludido com a Ordem e a guerra, garantiu a vitória de Sidious. O Jedi foi para o lado sombrio da Força, enquanto Sidious tinha um pretexto para virar a República contra os Jedi.

O purgo da Ordem Jedi começou com a Ordem 66, que os soldados clones foram programados para obedecer.

Darth Sidious imediatamente purgou a Ordem Jedi, emitindo para o exército clone a Ordem 66: exterminar todos os Jedi. Com este comando programado nos clones desde seu nascimento em Kamino, os soldados clones imediatamente se voltaram contra seus comandantes Jedi e exterminaram a grande maioria da Ordem Jedi em um instante. Enquanto isso, Anakin Skywalker—rebatizado como o novo aprendiz Sith de Sidious, Darth Vader—atacou o Templo Jedi e destruiu o que restava da Ordem.

Apesar de sua Ordem ter sido aniquilada, alguns Jedi sobreviveram ao expurgo inicial. Muitos deles se esconderam depois que o Grão-Mestre Yoda e o Mestre Obi-Wan Kenobi lutaram para entrar no Templo e transmitiram uma mensagem holográfica alertando os outros Jedi sobre a armadilha da República esperando por eles lá, pouco antes de os dois mestres falharem em destruir os Sith e irem para o exílio. Alguns deles, no entanto, foram inicialmente caçados e mortos, feitos prisioneiros ou entregues ao lado sombrio como parte de uma organização de adeptos do lado sombrio conhecidos como Inquisidores.

No rescaldo das Guerras Clônicas, o Primeiro Império Galáctico nasceu com a ascensão de Sidious como Imperador da galáxia.

Pouco depois, Sidious voltou seus olhos para a Confederação de Sistemas Independentes e despachou Darth Vader para eliminar Nute Gunray e o resto dos líderes do governo separatista em Mustafar, após isso o financeiro imperial Arsin Crassus saqueou as contas da Federação do Comércio para financiar o novo governo imperial. Agora capaz de demonstrar ameaças à República de dentro e de fora, um Sidious visivelmente ferido e com cicatrizes dirigiu-se ao Senado Galáctico para anunciar as reformas que tinha sido seu plano desde o início. Para o aplauso estrondoso dos senadores, Sidious—conhecido publicamente como Supremo Chanceler Palpatine—anunciou que, a fim de preservar a segurança e a estabilidade contínua, a República seria reorganizada no Primeiro Império Galáctico e se proclamou Imperador Galáctico.

Imperialização

Reordenando a República

"Ouvimos tantos rumores. As pessoas estão aqui num dia e já se foram no outro. E ninguém põe os olhos sobre o imperador há meses. Amedda, Dangor e os demais do Conselho Executivo passaram a despachar procissões de aerolimusines imperiais simplesmente para manter a ilusão de que o imperador se locomove em público. Você ficou sabendo que encomendaram uma enorme estátua do imperador para a Praça do Senado... quer dizer, para a Praça Imperial? Até agora, porém, aquela coisa parece mais aterrorizante do que majestosa."
"Não seria essa a ideia, Nils?
"
Almirante Nils Tenant e Moff Wilhuff Tarkin discutem a imperialização de Coruscant.[fonte]

Os Jedi foram humilhados enquanto a Velha República se desvanecia na história, suplantada pela Nova Ordem do Imperador Palpatine.

Os órgãos governamentais existentes foram renomeados para refletir a mudança de autoridade, já que a superestrutura civil e militar da Velha República foi reformada imediatamente sob a direção pessoal do imperador. Com vastas porções da galáxia ainda não conquistadas, o Grande Exército da República tornou-se o Exército Imperial, enquanto a Marinha da República se tornou a Marinha Imperial e o Senado Galáctico foi rebatizado de Senado Imperial. A renomada Praça do Senado, com seu nome lembrando os moradores da Velha República, foi prontamente mudado para a Praça Imperial, enquanto uma enorme estátua do Imperador foi erguida lá. Em última análise, os mecanismos criados para a República durante a guerra foram torcidos para se adequar ao uso de Palpatine, mesmo com os sistemas construídos com a ajuda dos Jedi beneficiando o novo Imperador.

Além disso, o antigo círculo da República foi substituído pelo novo emblema Imperial, adornado em quase tudo o que tem a ver com o Império de Palpatine. A cada dia que passava, o controle de Palpatine sobre a galáxia ficava mais forte. Pela próxima década e meia, o governo imperial—apoiado pelos militares criados para lutar nas Guerras Clônicas—dominou a galáxia e foi amplamente incontestado. O Império logo começou a atualizar seu equipamento militar, substituindo os caças V-wing e ARC-170 por modelos TIE mais novos cinco anos após as Guerras Clônicas, mas o equipamento militar da era da República continuou a ser usado por um tempo em postos avançados e locais distantes como a Estação Galidraan. A Armadura clone fase II da República começaria a ser gradualmente eliminada e seria substituída por uma Armadura Stormtrooper superior, cujo desenvolvimento foi liderado pelo Departamento Imperial de Pesquisa Militar.

Eras-canon.png Este artigo é um esboço canônico. Você pode ajudar a Star Wars Wiki expandindo-o.

Aparições

Fontes

Notas e referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith
  3. 3,0 3,1 Tarkin
  4. Rebels-mini-logo.png Star Wars Rebels – "Empire Day"
  5. Servants of the Empire: Edge of the Galaxy
  6. TwitterLogo.svg Leland Chee (@HolocronKeeper) no Twitter: "0 10 10-13 13 27 32 35 36" (link de backup não verificado!)—O tweet em questão se refere ao número de anos dentro do universe entre os filmes cânon e as séries de TC. Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith, onde o Império é formado, é considerado o ano 13, enquanto Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança é o ano 32.
  7. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome SWCA Liveblog
Advertisement