FANDOM

Eras-canon-transp

30px-Era-real

Star Wars The Rise of Skywalker
Ninguém realmente se vai.
Aviso! Essa página contém SPOILERS de Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker. Se você não quer ver spoilers, deixe esta página agora!
"A saga chega ao fim. A história viverá para sempre."
―Trailer final

Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker, divulgado como Star Wars: A Ascensão Skywalker, é o nono filme da franquia Star Wars e terceiro a ser produzido sob a nova marca Disney-Lucasfilm. É uma continuação de Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força e Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi, divulgado como o final da Saga Skywalker.

O filme tem J.J. Abrams de volta como Diretor, com o roteiro de Chris Terrio, Colin Trevorrow e Derek Connolly. Estrelando, Carrie Fisher, Mark Hamill, Adam Driver, Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Anthony Daniels, Naomi Ackie, Domhnall Gleeson, Richard E. Grant, Lupita Nyong'o, Keri Russell, Joonas Suotamo, Kelly Marie Tran, com Ian McDiarmid e Billy Dee Williams. As filmagens principais começaram em 2018, e seu primeiro trailer promocional foi divulgado em 12 de Abril de 2019 na Celebration Chicago. O filme foi lançado em 20 de Dezembro de 2019.

PersonajeP
Este artigo é, por ora, apenas um esboço de um artigo de prioridade da saga. Por favor complete-o pois ele está incompleto. Você pode ajudar a Star Wars Wiki expandindo-o.

ProduçãoEditar

Muito antes da aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2012, o criador de Star Wars George Lucas mencionou que tinha planos de fazer nove filmes.[6] O produtor Gary Kurtz mencionou em uma entrevista de 1999 que os planos de Lucas para o Episódio IX incluíam a primeira aparição do Imperador, um ponto da trama usado na conclusão da Trilogia Original.[7] Uma vez, Lucas calculou filmar o Episódio IX perto de 2011 em 1976, e queria que Mark Hamill fizesse uma participação especial no filme "como Obi-Wan entregando o sabre de luz para a próxima nova esperança".[8] De acordo com Hamill, o esboço de Lucas para a Trilogia Sequela fez Luke Skywalker sobreviver até o episódio IX e treinar Leia Organa na Força.[9] Hamill foi um defensor desta versão da história.[10]

Em agosto de 2015, Colin Trevorrow foi anunciado como diretor do Episódio IX.[11] Como J.J. Abrams e Rian Johnson tiveram que garantir uma transição suave entre os episódios VII e VIII, Johnson e Trevorrow trabalharam juntos para garantir a continuidade entre seus respectivos filmes.[12] Com o diretor de fotografia John Schwartzman, Trevorrow planejava filmar em filmes de 65 mm e queria capturar algumas imagens no espaço sideral.[13][14] Em 2016, a Lucasfilm havia desenvolvido um esboço completo, que Trevorrow se transformou em um roteiro.[4] Ele apresentou o roteiro completo a Lucasfilm, incluindo Lucas e Hamill,[15] em dezembro daquele ano.[16]

Várias reportagens anunciaram que Abrams e Johnson estavam envolvidos no Episódio IX,[17][18] apesar de terem negado isso,[19][20] com Abrams dizendo da sua parte: "Nós não escrevemos um tratamento, mas há inúmeras vezes que pensamos em algo e dissemos 'oh, isso seria ótimo para o episódio VIII!' ou 'Isso é o que conseguimos no IX!'".[19] De acordo com o co-roteirista de Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força, Lawrence Kasdan, a equipe criativa da Lucasfilm desenvolveu uma ideia geral desde o início sobre como eles queriam que o filme terminasse.[21] Isso foi confirmado pelo ator de Kylo Ren, Adam Driver: "Com Star Wars, eu tinha uma informação de onde tudo estava indo, e é aí que está na minha cabeça há muito tempo, e as coisas estão sendo construídas nesse sentido".[22] O irmão de Carrie Fisher, Todd Fisher, disse ao yahoo.com que os planos iniciais para o filme tinham Leia um papel fundamental, supostamente se tornando o "último Jedi" mencionado no título de seu antecessor.[23]

RecepçãoEditar

O filme recebeu críticas divididas e reações mistas,[24] atualmente tendo uma aprovação 52% de aprovação dos críticos e 86% de aprovação da audiência no site Rotten Tomatoes.[25] O filme abriu com $176 milhões nos Estados Unidos e $374 milhões na bilheteria mundial.[26] Notavelmente, ele rendeu pouco na China, seguindo o que houve com O Despertar da Força.[27]

Notas e referênciasEditar

  1. SWicon J. J. Abrams to Write and Direct Star Wars: Episode IX no StarWars.com (backup link no Archive.org)
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 DISNEY TO ACQUIRE LUCASFILM LTD. (em inglês)  — The Walt Disney Company  — thewaltdisneycompany.com (2012-10-30). Acessado em 2012-10-31.
  3. Chitwood, Adam (February 5, 2015). Exclusive: J.J. Abrams Talks STAR WARS: THE FORCE AWAKENS and That New Lightsaber (em inglês)  — Collider. Acessado em February 6, 2015.
  4. 4,0 4,1 4,2 Chitwood, Adam (January 12, 2016). 'Star Wars: Episode IX' Director Colin Trevorrow Promises "Satisfying" Answer to Rey Theories (em inglês)  — Collider. Acessado em February 27, 2016.
  5. Disney brings the Force to CinemaCon (em inglês)  — Variety (April 17, 2013).
  6. Show Business: George Lucas' Galactic Empire (em inglês)  — Time  — content.time.com (March 6, 1978). Acessado em November 24, 2018.
  7. TheForce.net. TheForce.Net - Latest News - Interviews - Gary Kurtz Reveals Original Plans for Episodes 1-9 (em inglês). Acessado em 28 November 2018.
  8. B., Brian (September 10, 2004). Mark Hamill talks Star Wars 7, 8 and 9! (em inglês)  — MovieWeb. Acessado em November 26, 2018.
  9. Skrebels, Joe (March 26, 2018). Mark Hamill Reveals Ending to George Lucas' Star Wars: Episode 9 (em inglês)  — IGN. Acessado em March 27, 2018.
  10. Agar, Chris (March 13, 2018). Mark Hamill Originally Wanted Luke To Die In Star Wars: Episode 9 (em inglês)  — Screen Rant  — screenrant.com. Acessado em March 19, 2018.
  11. SWicon Colin Trevorrow to Direct Star Wars: Episode IX no StarWars.com (conteúdo agora obsoleto; backup no Archive.org)
  12. Boone, John (January 11, 2016). EXCLUSIVE: Colin Trevorrow Responds to the Petition to Bring George Lucas Back for 'Star Wars: Episode IX' (em inglês)  — Entertainment Tonight  — etonline.com. Acessado em January 12, 2016.
  13. Sciretta, Peter (November 11, 2016). 'Star Wars: Episode 9' Will Be Shot On 65mm Film (em inglês)  — Slashfilm. Acessado em November 12, 2016.
  14. Lee, Ashley (January 28, 2016). 'Star Wars: Episode IX' Director Wants to Shoot on Film, Not Digital — and in Outer Space (em inglês)  — The Hollywood Reporter. Acessado em January 30, 2016.
  15. Travis, Ben; De Semlyen, Nick (2018-05-29). Colin Trevorrow Talks His Star Wars Episode IX Exit (em inglês)  — Empire  — empireonline.com. Arquivado do original em 4 julho, 2019. Acessado em 2019-07-04.
  16. Kamp, David (May 25, 2017). Kathleen Kennedy on Carrie Fisher's Death and the Future of Star Wars (em inglês)  — Vanity Fair  — vanityfair.com.
  17. Skrebels, Joe (March 2, 2018). J.J. ABRAMS WROTE DRAFTS FOR STAR WARS 8 AND 9, SAYS DAISY RIDLEY (em inglês)  — IGN. Acessado em March 5, 2018.
  18. Keegan, Rebecca (2014-06-20). Rian Johnson boarding 'Star Wars' franchise as writer and director (em inglês)  — Los Angeles Times. Acessado em 2014-06-23.
  19. 19,0 19,1 Sciretta, Peter (December 14th, 2015). How J.J. Abrams and Rian Johnson Collaborated to Create the Future of Star Wars (em inglês)  — /Film  — slashfilm.com.
  20. Twitter favicon @rianjohnson (Rian Johnson) no Twitter. “That's old info, I haven't been involved in writing IX.”
  21. Rottenberg, Josh (December 3, 2015). Lawrence Kasdan on the 'crazy different' Han Solo film and where 'Star Wars' will go from here (em inglês)  — Los Angeles Times  — latimes.com.
  22. Grobar, Matt (January 12, 2019). 'BlacKkKlansman's Adam Driver Stands By Childhood Ku Klux Klan Recollection; How 'Star Wars' Is Like Theater Work (em inglês)  — deadline.com.
  23. Alter, Ethan (November 6, 2019). Carrie Fisher's brother reveals new details about Leia's 'Rise of Skywalker' role: 'She was going to be the last Jedi' (exclusive) (em inglês)  — Yahoo! Entertainment. Acessado em November 7, 2019.
  24. THR Staff (December 16, 2019). 'Star Wars': First Reactions from 'Rise of Skywalker' Premiere (em inglês)  — The Hollywood Reporter  — hollywoodreporter.com.
  25. Star Wars: The Rise of Skywalker (em inglês)  — rottentomatoes.com.
  26. McClintock, Pamela (December 22, 2019). Box Office: 'Star Wars' Rises to $176M Opening, 'Cats' Scratched With $6.5M (em inglês)  — The Hollywood Reporter  — hollywoodreporter.com.
  27. Brzeski, Patrick (December 20, 2019). China Box Office: 'Star Wars: Rise of Skywalker' Crashing and Burning, Beaten by Local Blockbusters (em inglês)  — The Hollywood Reporter  — hollywoodreporter.com.

Links externosEditar

[Esconder][Fonte]